08/10/2019

Alimentação depois dos 40


Alimentação depois dos 40

Uma série de alterações físicas na verdade começam a acontecer a partir dos 30 anos, e a cada década começa acentuar um pouco mais, o que nos demonstra a importância de desde jovem ter hábitos saudáveis! 

Mas o que muda no metabolismo após os 40?

O grande erro é achar que de uma hora para outra, aliás sendo mais específica, dos 39 para os 40 o nosso corpo entra em colapso e começamos e engordar, ficar velhos e por ai vai! Tudo é reflexo do que sempre fizemos, e essas mudanças acontecem gradualmente em nossas vidas e pasme você!! A cada ano nossa taxa metabólica basal diminui. 

A taxa metabólica basal é a quantidade mínima de energia (calorias) necessária para manter as funções vitais do organismo em repouso. Essa taxa pode variar de acordo com o sexo, peso, altura, idade e nível de atividade física. (McARDLE e col., 1992). 

Mas como fazer para lutar contra isso?

Manter a taxa metabólica basal mais alta depende muito do estilo de vida que se adota! Pessoas com mais massa magra no corpo, (entenda massa magra por músculos treinados) gastam mais energia em repouso! Mas muita calma, não pense que você precisa virar um fisiculturista aos 40 anos, ou mesmo uma paniquete!! Basta adotar uma rotina de treino na musculação, e crie este hábito, pois a musculação não ajudará apenas a você manter o peso, mas também a melhorar sua postura, autoestima, perda de massa óssea, e por ai vai! Conversaremos sobre isso melhor na parte de exercícios físicos!

Tudo isso para dizer que então a cada ano você deve comer menos? Bom, se a cada ano o metabolismo fica mais baixo matematicamente a cada ano você precisa comer menos, certo? Assustou? Já deu até uma fome só de pensar em comer menos? 

Calma! Em teoria é isso, mas na verdade o fato é que se conciliarmos hábitos alimentares saudáveis com exercícios poderemos atenuar e muito esta baixa no metabolismo.

Isso significa que cada vez menos nosso corpo será tolerante as estas dietas malucas da moda, pois irá fazer uma bagunça gigante no seu metabolismo, na verdade no de todos, mas estas loucuras são menos impactantes aos 20 anos com toda certeza!

O ideal é que você visite um bom nutricionista, e não o vizinho, nem um ex BBB, para que ele faça um cálculo real de quanto você gasta, e quanto realmente precisa de todos os nutrientes!

A cada matéria demonstraremos a importância de todos os nutrientes, e sempre prezaremos pela qualidade, é claro que será sempre melhor optar pelos alimentos frescos e naturais, diminuindo assim o uso de ultraprocessados e processados. Mas ninguém aqui é maluco e dirá para você que jamais poderá ir ao cinema e mandar aquela pipoca com refrigerante! Apenas entenderemos daqui para frente quando e como poderá ser feito! 

Outra coisa que não podemos deixar de citar é a importância de se hidratar! Beba muita água sempre, ela elimina toxinas, mantém o bom funcionamento dos órgãos além do fato de manter a hidratação da pele, garantindo a ela um aspecto mais saudável e Jovial também!

Gostou? Compartilhe!

Tais Rímoli

Nutricionista e Personal Trainer

www.taisrimoli.com.br

Intagram: @taisrimoli