11/09/2020

Adoçantes



O aumento de casos de #sobrepeso ou obesidade têm levado muitas pessoas a mudarem a alimentação por conta própria sem acompanhamento #profissional


Pesquisas realizadas nos últimos 40 anos mostram que os #adoçantes #não têm impacto direto na perda de peso nem efeitos positivos na prevenção de problemas de saúde, como o diabetes tipo 2, a hipertensão e as doenças cardiovasculares. Além disso, a ingestão dele está ligada a mudanças nos mecanismos de resposta do cérebro a sabores doces, o que pode impactar a sensação de saciedade.


Um estudo divulgado, na revista científica Cell Press, traz um novo complicador ao produto, ao analisar estudos sobre os edulcorantes feitos nos últimos anos concluiu -se que eles podem até ter um efeito contrário ao esperado.


A ingestão contínua do produto pode comprometer de vez os mecanismos de absorção de alimentos mais energéticos. 


Ao diminuir a habilidade do organismo de prever a chegada de calorias, a ingestão de adoçantes artificiais pode vir a reduzir a eficiência da utilização da energia adquirida em alimentos doces em geral e também prejudicar os mecanismos de #saciedade.


O indicado é que os produtos adoçantes em geral sejam usados apenas quando houver necessidade. É preciso educar o #paladar!


O ideal é aprender a gostar do sabor do alimento natural e não mascará-lo com o sabor mais doce.


Os adoçantes artificiais como ciclamato de sódio, sacarina e aspartame são adoçantes conhecidos por serem sintéticos e por causarem inúmeras doenças que vão desde náuseas, ganho de peso, compulsão alimentar, taquicardia, irritabilidade, agravamento de doenças neurológicas e diabetes, alteração da #microbiota intestinal e até mesmo certos tipos câncer como de bexiga e pâncreas. 


O uso controlado de adoçantes não é perigoso, mas seu excesso diário é preocupante. 


O stevia, por exemplo, tem sido divulgado amplamente como um adoçante saudável. Porém, ainda não há nenhum resultado efetivo que comprova seu lado "bom". Na maioria dos casos, é melhor recorrer a produtos #naturais.


Já o sucralose, o queridinho, é o adoçante sintético mais consumido no mundo. Há indícios de que a sucralose se torna especialmente danosa ao organismo quando aquecida. Uma recente pesquisa realizada na Unicamp aponta que a queima de moléculas de sucralose em 90 ºC por ao menos 15 minutos libera substâncias tóxicas e cumulativas com potencial cancerígeno.


O ideal é que seja reduzido o hábito de consumo de produtos #industrializados e que seja consumido produtos #naturais. O mel ou o próprio açúcar, mas na versão demerara ou mascavo, quando consumidos com moderação, são as melhores opções.


Ainda são necessários mais estudos! Mas eduque seu paladar, eduque o paladar de seus filhos! Reduza adoçantes da sua rotina. 


Consulte um Nutricionista! Só ele poderá te ajudar !


#Nutricionista #PersonalTrainer #SaoPaulo #AvPaulista #ItaimBibi #VilaLeopoldina #TaisRimoli