12/08/2015

Ansiedade x Depressão x Exercícios

















Ansiedade x Depressão x Exercícios

O estresse do cotidiano é um dos principais fatores que hoje desencadeiam quadros de depressão e ansiedade. Essas doenças provocam queda na produtividade, afetam o organismo como um todo e atrapalham as mais diversas áreas da vida de uma pessoa.

A prática de exercícios físicos regulares estimula o organismo à produção de endorfina, responsável por causar sensação de bem-estar, aliviando a depressão e normalizando os níveis de ansiedade. A norodrenalina e a serotonina, também responsáveis pelo equilíbrio do humor, são estabilizadas a partir da atividade física regular, bem como a melhora estética que é responsável pela melhora da autoconfiança.

Para ajudar no combate à depressão, indica-se a prática de atividades físicas moderadas e regulares de três a cinco vezes por semana.

Enquanto isso, pouco se sabe como a redução da atividade física em nossas vidas tem impacto em nossas vidas, mas podemos compreender como a interrupção da atividade física pode afetar esses comportamentos emocionais e consequentemente as funções cerebrais.

Um estudo publicado recentemente investigou se a interrupção da atividade física altera comportamentos de ansiedade e depressão, assim como seu impacto na formação de novos neurônios.

Animais foram submetidos à corrida em roda por oito semanas e avaliados depois de oito semanas da interrupção do treinamento físico. O estudo mostrou que a interrupção do exercício por oito semanas aumentou o comportamento de ansiedade dos ratos quando comparados com animais que continuaram a treinar. Além disso, a interrupção prolongada do exercício diminuiu a sobrevivência celular do hipocampo (transforma memória de curto prazo para memória de longo prazo).

Os achados desse estudo, juntamente com os de estudos anteriores da literatura demonstrando os efeitos ansiolíticos e antidepressivos do exercício, reforçam a noção de que os comportamentos emocionais em roedores são dependentes de atividade.

Portanto, a atividade física exerce um papel importante para alcançar estados emocionais positivos e sua redução pode contribuir para um maior risco desses transtornos.

Alguns psicólogos colocam o exercício como principal forma de tratamento para transtornos do humor e depressão, ansiedade e outros. Pacientes que seguem regimes de exercício regulares tem uma melhoria em seu estado de espírito – melhorias comparáveis ​​às daqueles tratados com medicação.

Procure Orientação Profissional
Saúde e Qualidade de Vida dependem apenas de VOCÊ!
Gostaram?
ENTRE EM CONTATO!!!

Tais Rímoli
www.taisrimoli.com.br
@taisrimoli
Nutricionista e Personal Trainer


     

CUIDE DE SAÚDE !!!






















Bom Dia Pessoal !!!

Já fez algo por VOCÊ hoje ?

Cuide-se, Mexa-se !!

FORTALEÇA a rotina, saúde e boa forma depende da SUA dedicação!

ENTRE EM CONTATO!!!

Tais Rímoli
taispersonal5@gmail.com
Especialista em Condicionamento Físico e Nutrição

TAISPERSONAL.COM