24/06/2015

Alimentos Funcionais










Alimentos Funcionais
De acordo com a portaria 398 de 30/04/1999 da secretaria de vigilância sanitária do ministério da saúde define que “alimento funcional é todo alimento ou ingrediente que além das funções nutricionais básicas, quando consumido na dieta usual, produz efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou efeitos benéficos à saúde, devendo ser seguro para consumo sem supervisão médica.

Conheça alguns tipos de alimentos funcionais:

Fitosteróis
 
Quando consumidos regularmente reduzem os níveis de colesterol, reduz a fração de LDL sem interferir na fração de HDL e triglicérides. 
 
As principais fontes de fitosteróis são óleos vegetais (canola, soja e girassol), margarinas enriquecidas, frutas e vegetais. Cientificamente com sua segurança comprovada, tendo como quantidades adequadas a ingestão de 3 a 4g/dia.
 
Licopeno
 
Dentre os carotenoides é o que possui maior atividade antioxidante e não possui ação pró vitamina A; presentes estudos apontam esta substancia como importante na redução de doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. 
 
Sua distribuição entre frutas e vegetais ainda não tem grande expressão, porém se mostra bastante presente em tomates e seus derivados além da  goiaba, melancia e grape fruit. 
 
O cozimento de alimento com licopeno, juntamente com a ingestão de gorduras (azeites por exemplo) melhora sua absorção.
 
Probióticos
 
São micro-organismos que desempenham atividades benéficas ao organismo, promovendo o balanço de sua microbiota intestinal. 
 
 Aumentam a absorção e fixação de cálcio e ferro, além de outros minerais; 
 
Fortalecem o sistema imunológico através de maior produção de células protetoras; portanto na redução do risco de câncer e doenças infecciosas de repetição; 
 
Possuem uma particular importância para os indivíduos com intolerância à lactose, devido ao aumento de uma enzima que facilita a digestão da lactose. 
 
Suas fontes são principalmente leite fermentado (Yakult, chamyto, active) e iogurte (iogurte biofibras e dietlact).
 
Prebioticos
A principal ação dos Prebióticos é estimular o crescimento e/ou ativar o metabolismo de algum grupo de bactérias benéficas do trato intestinal. Desta maneira, os Prebióticos agem intimamente relacionados aos Probióticos; constituem o "alimento" das bactérias probióticas.
O uso de produtos denominados Prebióticos em associação como os Probióticos apresenta ações benéficas superiores aos antibióticos promotores de crescimento, notadamente, não deixando resíduos nos produtos de origem animal e não induzindo o desenvolvimento de resistência às drogas, por serem produtos essencialmente naturais.
Os Prebióticos podem ser obtidos na forma natural em sementes e raízes de alguns vegetais como chicória, cebola, alho, alcachofra, aspargo, cevada, centeio, grãos de soja, grão de bico e tremoço.
Gostaram?
Mande suas dúvidas!