24/01/2022

Puerpério


#Puerperio é o período pós o parto até que o organismo da mulher retome às condições de antes da gestação. Este período termina com a primeira ovulação, que será seguida de menstruação. A duração varia bastante de mulher para mulher especialmente por conta da amamentação.

A rede de apoio é de extrema importância para a mulher, para sua saúde física e mental. Veja que um bebê mama a cada 3 hs, a minha por exemplo mamava a cada hora e meia no máximo, depois disso tem os aproximadamente 20 minutos para o bebê arrotar, e claro antes disso você trocou a fralda... que tomam alguns minutos também! Até que o bebê pegue no sono... quanto tempo a mãe tem para dormir (porque é necessário para produção de leite), escovar os dentes, tomar banho ... tarefas simples são impossíveis nesta fase. Vale lembrar que mais de 80% das mulheres apresentam uma discreta tristeza nos primeiros dias pós-parto, conhecida como blues puerperal.

Use e abuse de sua rede de apoio, não para ficar com o bebê, mas para lavar uma louça, fazer compras no mercado, para você comer bem, dormir, tomar banho e etc. 

#Alimentação e Puerpério

Continue fazendo uma alimentação equilibrada, bem semelhante à que fazia durante a gestação, mas com aporte calórico menor, portanto é legal conversar com seu nutricionista neste momento.

De forma geral:

Dê sempre preferência a alimentos in natura e ou minimamente processados;

Dontes de proteína magra;

Boas fontes de gordura;

Alimentos Antioxidante;

Alimentos Cicatrizantes;

Alimentos fonte de ferro.

A HIDRATAÇÃO É DE EXTREMA IMPORTANCIA !!


EVITE AO MÁXIMO neste período:

Alimentos como:  frituras, pizza, bacon ou salgadinhos, doces, refrigerantes, sucos prontos, sorvete, alguns tipos de chocolate, biscoitos, fast food, salame, linguiça, salsicha, presunto, lombo.

Não consuma bebidas alcóolicas.

.

@taisrimoli

NUTRIÇÃO CLÍNICA E ESPORTIVA 

#Nutricionista e #PersonalTrainer