19/01/2022

Tipos de arroz


Ou #arrozbranco, tradicional, passa por um processo de remoção da casca e este  reduz seu valor nutricional, mas ainda assim é boa fonte de carboidrato. 
#arroz integral, ao contrário do branco não passa pelo processo tradicional de remoção de sua casca, portanto ele tem mais nutrientes em sua composição, ele também conta com maior concentração de fibras, complexo B e minerais.
#arrozparboilizado é descascado e polido assim como o arroz branco, a diferença é  que ele chega ao consumidor já pré-cozido. Ele passa por um processo que consiste em cozinhar o grão com a casca (para que seu interior absorva os nutrientes que ficam na parte externa), para depois removê-la. Não tem tanta fibra como o arroz integral mas mantém mais nutrientes do que o arroz branco.
#ArrozJaponês grãos curtos com concentração elevada de amido (mais cremoso e macio após a cocção). Rico em B1, ácido fólico, ferro e zinco porém é uma versão bem mais calórica. 
#Arroznegro ou selvagem é rico em proteínas, minerais e fibras, sendo considerado ainda mais nutritivo do que o arroz integral, porém seu tempo de cocção é ainda maior, por conta de sua “casca” mais resistente.
#Arrozarbóreo é o famoso arroz para risotos. Em termos nutricionais, o arroz arbóreo é semelhante ao arroz branco, mas ele conta com uma capacidade maior de absorver o tempero.
#Arrozvermelho comercializado com sua casca que é rica em ferro, zinco e fibras. Seu preparo é semelhante ao de qualquer outro arroz, porém ele conta com um sabor característico, muito parecido com o de grãos integrais e do arroz negro.
#Arrozbasmati comum na culinárias asiática. Seu sabor é mais adocicado e aromático. Seu valor nutricional também é semelhante ao do arroz branco.
#Arrozglutinoso também conhecido como mochigome, tradicional em países asiáticos. Tem cor branca, preta ou rosa, e pode ser usado com ou sem casca. O arroz integral e o arroz selvagem contêm quantidades maiores de vitaminas e minerais em comparação com o arroz glutinoso.

@taisrimoli
NUTRIÇÃO CLÍNICA 
NUTRIÇÃO ESPORTIVA 

O que é DTA?


Doenças transmitidas por alimentos (#DTA) são aquelas causadas pela ingestão de alimentos e/ou água contaminados. Existem mais de 250 tipos de DTA no mundo, sendo que a maioria delas são infecções causadas por bactérias e suas toxinas, vírus e outros parasitas. 

É considerado surto de DTA quando duas ou mais pessoas apresentam doença ou sintomas semelhantes após ingerirem alimentos e/ou água da mesma origem, normalmente em um mesmo local. Para doenças de alta gravidade, como #Botulismo e #Cólera, apenas um caso já é considerado surto.


IMPORTANTE: Existem ainda as intoxicações causadas por toxinas naturais, como por exemplo, cogumelos venenosos, toxinas de algas e peixes ou por produtos químicos prejudiciais que contaminaram o alimento, como chumbo e agrotóxicos. Em todos os casos, é fundamental procurar uma ajuda médica imediata, porque algumas doenças transmitidas por alimento podem, se não tratadas adequadamente, levar à morte.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera as DTA uma grande preocupação de saúde pública global e estima que, a cada ano, causem o adoecimento de uma a cada 10 pessoas e 33 milhões de anos de vida perdidos, Além disso, DTA podem ser fatais, especialmente em crianças menores de 5 anos, causando 420 mil mortes. Na região das Américas, as doenças diarreicas são responsáveis por 95% das DTA.


O Centers for Disease Control and Prevention (CDC), centro de vigilância de doenças dos Estados Unidos, estima que a cada ano cerca de 1 em cada 6 americanos (ou 48 milhões de pessoas) fica doente, 128 mil são hospitalizadas e 3.000 morrem de doenças transmitidas por alimentos. 


No Brasil, a vigilância epidemiológica das DTA (VE-DTA) monitora os surtos de DTA e os casos das doenças definidas em legislação específica. De acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), são notificados em média, por ano, 700 surtos de DTA, com envolvimento de 13 mil doentes e 10 óbitos.


@taisrimoli

NUTRIÇÃO CLÍNICA 

NUTRIÇÃO ESPORTIVA 

.


Sua #Nutricionista e #PersonalTrainer