19/01/2022

Tipos de arroz


Ou #arrozbranco, tradicional, passa por um processo de remoção da casca e este  reduz seu valor nutricional, mas ainda assim é boa fonte de carboidrato. 
#arroz integral, ao contrário do branco não passa pelo processo tradicional de remoção de sua casca, portanto ele tem mais nutrientes em sua composição, ele também conta com maior concentração de fibras, complexo B e minerais.
#arrozparboilizado é descascado e polido assim como o arroz branco, a diferença é  que ele chega ao consumidor já pré-cozido. Ele passa por um processo que consiste em cozinhar o grão com a casca (para que seu interior absorva os nutrientes que ficam na parte externa), para depois removê-la. Não tem tanta fibra como o arroz integral mas mantém mais nutrientes do que o arroz branco.
#ArrozJaponês grãos curtos com concentração elevada de amido (mais cremoso e macio após a cocção). Rico em B1, ácido fólico, ferro e zinco porém é uma versão bem mais calórica. 
#Arroznegro ou selvagem é rico em proteínas, minerais e fibras, sendo considerado ainda mais nutritivo do que o arroz integral, porém seu tempo de cocção é ainda maior, por conta de sua “casca” mais resistente.
#Arrozarbóreo é o famoso arroz para risotos. Em termos nutricionais, o arroz arbóreo é semelhante ao arroz branco, mas ele conta com uma capacidade maior de absorver o tempero.
#Arrozvermelho comercializado com sua casca que é rica em ferro, zinco e fibras. Seu preparo é semelhante ao de qualquer outro arroz, porém ele conta com um sabor característico, muito parecido com o de grãos integrais e do arroz negro.
#Arrozbasmati comum na culinárias asiática. Seu sabor é mais adocicado e aromático. Seu valor nutricional também é semelhante ao do arroz branco.
#Arrozglutinoso também conhecido como mochigome, tradicional em países asiáticos. Tem cor branca, preta ou rosa, e pode ser usado com ou sem casca. O arroz integral e o arroz selvagem contêm quantidades maiores de vitaminas e minerais em comparação com o arroz glutinoso.

@taisrimoli
NUTRIÇÃO CLÍNICA 
NUTRIÇÃO ESPORTIVA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário