11/02/2022

Artrite Reumatoide parte 2


#ArtriteReumatóide
TRATAMENTO E PREVENÇÃO
A artrite reumatoide é uma doença crônica, não tem cura, mas tem controle.
O tratamento deve ser multiprofissional médico, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, professor de educação física e nutricionista O tratamento consiste em atenuar as dores, manutenção e recuperação da mobilidade articular, fortalecimento muscular e adaptação das articulações acometidas para a realização das atividades diárias. 
As causas ainda são desconhecidas, de qualquer forma, a manutenção de articulações flexíveis e de músculos saudáveis por meio da prática regular de exercícios bem orientada pode servir como um fator protetor no caso de a moléstia realmente surgir.
Em termos preventivos, no entanto, o mais importante é procurar ajuda médica aos primeiros sintomas, sem recorrer à automedicação.
Invista em alimentos como: Açafrão e gengibre, peixes, abacate, oleaginosas, frutas vermelhas, folhas verde escuras, azeite de oliva, cebola, alho e pimenta e probióticos.
PIORES ALIMENTOS PARA ARTRITE REUMATOIDE
Sal, açúcar, gordura saturada e bebidas alcoólicas.
Segundo estudos as pessoas que tem uma dieta inadequada e estão acima do peso e mantém um estilo de vida sedentário tem mais chance de desencadear complicações no quadro de AR. 
Como sempre digo a prevenção é o melhor caminho! Mantenha-se no peso ideal, faça boas escolhas alimentares e mantenha-se ativo!
Tais Rímoli @taisrimoli
Nutricionista e Personal Trainer
Nutrição Clínica e Esportiva

O que é Artrite Reumatoide


O que é #ArtriteReumatóide?

É uma doença crônica que provoca inflamação no revestimento das articulações, podendo causar danos a ossos, cartilagens, tendões e ligamentos, assim como a outros órgãos, como o sistema nervoso, pulmões, coração, olhos, rins e vasos sanguíneos.

Costuma acometer várias articulações ao mesmo tempo, em geral dos dois lados do corpo, diferentemente do que acontece com a artrose. 

A doença interfere muito na qualidade de vida das pessoas e pode afetar pessoas de todas as idades. 

A doença se caracteriza por inflamação, ou seja, dor, inchaço e calor, nas articulações das mãos e punhos, além de outras juntas, com duração prolongada e de forma simétrica, ou seja, acomete os dois punhos e os mesmos dedos das mãos direita e esquerda. Outro sintoma característico é a dificuldade de movimentar as articulações logo após acordar, conhecida como rigidez matinal, que dura pelo menos uma hora. Em geral, evolui de forma lenta e progressiva, mas o quadro clínico é muito variável. 

As causas dessa inflamação ainda não estão bem estabelecidas, mas a artrite reumatoide é considerada uma doença auto-imune, ou seja, decorrente de um descontrole no sistema imunológico que passa a produzir anticorpos que se voltam contra as articulações. 

O diagnóstico da doença requer uma combinação entre história do indivíduo, conjunto de sintomas, avaliação física e resultados de alguns métodos diagnósticos. Não existe um teste específico que diga se a pessoa tem ou não artrite reumatoide.
No próximo post vamos falar de tratamento e prevenção. Onde entra em cena sua #PersoNutri @taisrimoli
Nutrição Clínica e Esportiva