17/01/2022

O que é AVC


O acidente vascular cerebral (#AVC), também conhecido como derrame cerebral, consiste na diminuição da função neurológica decorrente de um distúrbio na circulação do sangue no cérebro.

Em 85% dos casos, resulta da obstrução de um ou mais vasos sanguíneos, de forma bastante semelhante ao que acontece no infarto agudo do miocárdio – trata-se do AVC isquêmico. No restante dos casos, o AVC tem, como causa, o rompimento de um vaso, com consequente sangramento cerebral – é o AVC hemorrágico. Nas duas situações, a ocorrência destrói células nervosas nas áreas que ficam privadas da circulação do sangue, afetando as funções comandadas por elas, desde a comunicação oral, passando pela locomoção, até a capacidade de julgamento.

Independentemente do tipo, o AVC constitui um problema grave de saúde, sendo a primeira causa mundial de incapacidade e redução da qualidade de vida e a terceira causa de morte no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Fatores determinantes para agravar ou amenizar as consequências: TEMPO
Quanto menos durar a falta de irrigação, menor será a perda de tecido cerebral. 

Os sintomas dependem do tipo de AVC. 
No acidente vascular cerebral isquêmico, que geralmente afeta pessoas de mais idade, há perda repentina da força muscular e/ou da visão, dificuldade para falar, tonturas, formigamento em um dos lados do corpo e alterações de memória. Esses sinais clínicos podem ser transitórios, mas, ainda assim, demandam cuidados médicos emergenciais. 

No AVC hemorrágico, que ocorre em pessoas mais jovens, além desses mesmos sintomas, o quadro costuma ser marcado por dor de cabeça, inchaço cerebral, náuseas, vômitos e até convulsões. 

FATORES DE RISCO:

Pressão alta;
Colesterol elevado;
Tabagismo;
Alcoolismo;
Diabetes;
Sedentarismo;
Obesidade;
Stress crônico;
 
No próximo post vamos falar de AVC e alimentação.
.
@taisrimoli
NUTRIÇÃO CLÍNICA 
NUTRIÇÃO ESPORTIVA 
.

Sua #Nutricionista e #PersonalTrainer 

#emagrecimento #emagrecimentosaudavel #nutrição, #saúde, #dieta , #telemedicina #atendimentoonline, #consultaonline