28/01/2022

Alimentação Infantil parte 2


#PARTE2

PASSO 6 - Oferecer à criança diferentes alimentos ao dia. Uma alimentação variada é uma alimentação colorida. Mesmo que a criança não aceite o alimento da primeira vez você poderá mudar a forma de preparo modo de apresentação e oferecer novamente! Não desista de um alimento apenas porque a criança não aceitou da primeira vez!


PASSO 7 - Estimular o consumo diário de frutas, verduras e legumes nas refeições.


PASSO 8 – Evitar açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas, nos primeiros anos de vida. Usar sal com moderação.


PASSO 9 Cuidar da higiene no  preparo e manuseio dos alimentos; garantir o seu armazenamento e conservação adequados.


PASSO 10 Estimular a criança doente e convalescente a se alimentar, oferecendo sua alimentação habitual e seus alimentos preferidos, respeitando a sua aceitação.



Alimentação #infantil PARTE2

Tais Rímoli @taisrimoli

Nutricionista e Personal Trainer

Nutrição Clínica e Esportiva

Alimentação Infantil


PASSO 1-Dar somente leite materno até os seis meses, sem oferecer água, chás ou quaisquer outros alimentos. MUITA GENTE tem dúvidas neste passo! Imaginando que o bebê passa sede, vontade etc. O leite materno tem tudo que seu bebe precisa!
PASSO 2 - A partir dos seis meses, oferecer de forma lenta e gradual outros alimentos, mantendo o leite materno até os dois anos de idade ou mais. Daqui para frente é sim importante a ingestão de água!
PASSO 3 - A partir dos seis meses, dar alimentos complementares (cereais, tubérculos, carnes, leguminosas, frutas e legumes) três vezes ao dia, se a criança receber leite materno, e cinco vezes ao dia, se estiver desmamada.
PASSO 4 - A alimentação complementar deve ser oferecida sem rigidez de horários, respeitando-se sempre a vontade da criança. Criança que mama no peito tem muito desenvolvida a saciedade, processos muito rígidos de alimentação interferem na capacidade de autocontrole da criança.
PASSO 5-A alimentação complementar deve ser espessa desde o início e oferecida de colher; começar com consistência pastosa e, gradativamente, aumentar a sua consistência até chegar à alimentação da família. No início (alimentação de transição) os alimentos devem ser preparados especialmente para eles, com controle de sal e condimentos picantes. A partir dos 8 meses poderá ser oferecido os mesmo alimentos da família (desfiados, amassados, cortados) com o intuito da criança realmente entrar na rotina da família e não o contrário. E aqui a gente ve a importância da família se alimentar de forma adequada sempre. Não adfdianta fazer um prato perfeito para a criança e mandar uma pizza toda noite na frente dela, em pouco tempo ela não irá querer mais a comida dela. Lembrem-se: crianças não “obedecem” ... elas copiam os pais !!
O outros 5 passos vão na próxima publicação !!!
Tais Rímoli - @taisrimoli
Nutricionista Clínica e Esportiva
CRN 54967
CREF 035885G/SP