13/07/2015

Aquela dor após o exercício é ácido láctico?










Aquela dor após o exercício é ácido láctico?
Existe uma crença de que a chamada “dor muscular de início tardio” é causada por acúmulo de ácido láctico nos músculos. Essa crença está baseada no fato de que durante a atividade física, músculos produzem energia de forma anaeróbia (sem oxigênio), levando a produção de ácido láctico, se comportando de forma diferente aos exercícios aeróbicos, como caminhada, que produzem energia com uso de oxigênio, que forma pouco ácido. Mas a ideia de que o ácido láctico provoca dor muscular tardia é falsa, uma vez que qualquer ácido produzido durante o exercício é eliminado logo depois que você termina a atividade.

Esta dor é causada por microlesões em seu músculo. Isso acontece especialmente se você alterou recentemente sua carga ou intensidade de treino. Mas não se assuste! Enquanto nosso corpo repara estas microlesões, ele constrói um tecido muscular mais forte, tonificado!

Não há nenhum remédio ou suplemento milagroso para evitar a dor tardia. Você pode minimizá-la realizando 10 minutos de exercício aeróbio leve após o treino e um bom alongamento. Proteínas, carboidratos, BCAA, creatina e glutamina, aumentam a velocidade da recuperação do músculo, mas a dor poderá persistir do mesmo jeito, portanto é muito importante a orientação profissional para que você saiba quanto tempo de descanso precisará dar à musculatura trabalhada, bem como para saber a localização e intensidade da dor estarão dentro dos parâmetros.

Gostaram?
Mande suas dúvidas!
www.taisrimoli.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário