06/02/2019

Você sabe escolher seu tênis?



Cada pessoa tem um tipo específico de pisada, e é determinada pelas características anatômicas: tipo de pé (normal, plano e cavo), disposição dos joelhos, quadril, flexibilidade das articulações, equilíbrio e força muscular. Sabendo-se disto utilizar tênis inapropriado pode sobrecarregar articulações causando dores e lesões.

.

Uma das formas mais eficientes para analisar o tipo de pisada é uma avaliação biomecânica feita por profissionais em laboratório, mas, sabemos que este método ainda não é tão acessível para a maioria dos corredores infelizmente. Ainda assim existem outras formas de aferição que podem determinar o tipo de sua pisada, logo, hora de novamente consultar o profissional.

.

O que é a pisada pronada, supinada e neutra???

.

A pronação acontece quando, durante a movimentação, a parte de fora do calcanhar toca o chão e o pé inicia a rotação para dentro e, só depois, se endireita. Embora uma quantidade moderada de pronação seja necessária para que o pé funcione apropriadamente, lesões podem acontecer quando ela acontece em excesso.


Arco do pé alto é geralmente associado à supinação. Nesse caso, o peso é aplicado na borda exterior do pé durante a corrida. Esse tipo de pé requer um tênis flexível, com bom amortecimento. Na pisada supinada, ocorre o oposto da pronação.  Durante a movimentação, o calcanhar toca o solo e o pé inicia uma rotação para fora. 

.

Pé chato é geralmente associado à pronação. Nesse caso, o peso é aplicado na borda interior do pé durante a corrida. Esse tipo de pé requer um tênis que ofereça total controle do movimento.

.

A pisada neutra também começa com a parte externa do calcanhar e com o pé girando ligeiramente para dentro durante a movimentação, terminando com a parte da frente do pé inteira tocando o solo. Corredores com pisada neutra podem usar uma variedade maior de tênis.

.

Antes de comprar seu tênis:

Qual a intensidade do seu treino?

Qual o local do seu treino?

Experimente o tênis na loja, ande com ele, coloque os dois pés;

Observe se as costuras não incomodam durante a pisada; 

Se houver possibilidade tenha pares diferentes de tênis para que seus músculos pé criem adaptações diferentes para sua melhor performance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário