01/06/2019

Três Etapas para desacelerar o processo de envelhecimento e ganhar músculos depois dos 40 anos

Ao contrário do que todos devem estar pensando agora, ter um corpo bacana depois dos 40 é possível sim!
É claro que não com a facilidade dos vinte anos, mas com a inteligência dos 40!

Mas vamos à parte prática! À medida que se envelhece perde-se massa magra, massa óssea, e já por conta disto é preciso iniciar um plano de atividades para equilibrar e até mesmo frear esta perda! É fato que não percebemos isto, apenas notamos quando algumas dores acabam aparecendo e daí para frente já é mais complicado de reverter o quadro, portanto, tente pensar em começar o mais rápido possível. Espero que seu "start" seja apenas pelo fato de querer definir o corpão!

Primeiramente procure seu médico para fazer os exames de rotina, para que possa iniciar com tranquilidade seu programa de treino e alimentação.

Segundo Tais Rímoli, Nutricionista e Personal Trainer, o envelhecimento é um processo contínuo do organismo que pode ser desacelerado com a prática regular de exercícios físicos e com uma alimentação balanceada.

De acordo com a OMS o sedentarismo no brasil atinge 47% e a obesidade nos últimos 10 anos cresce 60%. Portanto não importa sua idade, comece a cuidar da saúde para não ter que cuidar da doença. Siga abaixo as orientações.

Fase 1: Alicerce para construção:
Procure um bom profissional de nutrição para que consiga se beneficiar da melhor forma de todos os nutrientes, não corra atrás de suplementos sem orientação, não copie dieta de amigo, não siga dieta de Instagram, seja correto e coerente com seu corpo, ele merece!

Fase 2: Construção
Esta é a fase de construir uma boa base muscular, para que te ajude a prevenir de lesões, frear a perda de massa magra e óssea.
Preparar seu corpo para aumentar seu metabolismo basal que é a quantidade mínima de energia (calorias) necessária para manter as funções vitais do organismo em repouso (McARDLE e col., 1992). Essa taxa pode variar de acordo com o sexo, peso, altura, idade e nível de atividade física. Logo, quanto maior seu metabolismo basal, maior seu gasto em repouso correto?

Assim nesta fase seu corpo já vai ficando cada vez mais preparado para novas adaptações, novos treinos, novos desafios, pois seu treino é um processo constante de evolução e novas adaptações.
Nesta fase é muito importante que o trabalho seja na musculação e com um profissional para acompanhar seu treino.

Fase 3: Ajuste
Depois das duas fases iniciadas e estabelecidas em sua vida, é a hora de pensar em seu coração! Calma! Não é para sair flertando com ninguém! Mas garanto que é uma boa fase para se apaixonar por outras atividades! É aqui neste momento em que colocamos atividades aeróbias no seu programa, elas irão andar paralelamente com as outras duas daqui para frente!

E porque eu disse que seria uma boa fase para se apaixonar por outras atividades?
Porque aqui você pode ser permitir conhecer um mundo novo! Vale tudo! Nadar, correr, pedalar, dançar! Quantas pessoas não se apaixonam pela dança? Ah! Para outras pessoas pode funcionar bem skate, patins, o importante mesmo é curtir, ou aprender a curtir estas novas atividades.

Fase 4: Aperfeiçoamento
Se você chegou até aqui meus parabéns! Acredito que chegando até esta fase muitas coisas mudaram realmente na sua vida!

Nesta fase, vamos pensar em alongar, descontrair! Sempre gostei muito desta frase: Músculos alongados são músculos fortes! É fato, de uma atenção ao alongamento que irá te proporcionar mais oxigenação, melhor recuperação, prevenir de lesões e ainda te deixar mais calmo!

Se ainda quiser dar um "plus" nesta fase aprenda a meditar! A meditação traz benefícios incríveis!

Até a próxima!
Tais Rímoli - Nutricionista e Personal Trainer
www.taisrimoli.com.br
www.taisrimoli.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário