29/06/2015

Todo queijo contém lactose?





Todo queijo contém lactose?

MITO! Uma das preparações as quais a pessoa que se torna intolerante à lactose mais sente falta quando observa seus problemas são os queijos. Obviamente, por terem um ótimo e alto teor de gordura, associados a agentes como o triptofano que auxilia na produção de neurotransmissores relacionados com o humor, esses são alimentos muito desejados. Além disso, eles levam muitas preparações, a incluir pizzas (grande parte), massas (grande parte) ou mesmo lanches.
Queijos também são alimentos bastante ricos em cálcio, em lipídios saturados, que auxiliam na produção hormonal e nos níveis de colesterol entre outros.
É verdade sim que os queijos são derivados de leite, entretanto, seu processo de fermentação, ou seja, quando micro-organismos digerem o carboidrato do leite (leia-se a lactose), ela torna-se reduzida no mesmo ou até mesmo pode desaparecer. Para contribuir ainda mais, é evidente que alguns processos industriais contribuem ainda mais para isso.
Quanto maior for o tempo de maturação do queijo, então, menores ou inexistentes serão seus níveis de lactose. Apesar disso, não há segurança, salvo sob análises laboratoriais de que um queijo realmente seja totalmente isento de lactose por apenas ser de um tipo, ou seja, digamos que haja um queijo parmesão de uma marca que NÃO contém lactose, porém, isso não significa que de outras marcas não existam.
Observar os níveis de carboidratos nos rótulos poderia ser boa estratégia, entretanto, isso é vago, visto que a legislação permite até uma quantidade, o item ser declarado como inexistente.
Portanto, caso a empresa não tenha análises sobre seu produto, prefira NÃO consumi-lo.
Fonte: Marcelo Sendon
Gostaram?
Mande suas dúvidas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário